
Ementa
Blog da Turma de Design Grafico do Senac, iniciada em 2008,3º período. Postagens em geral sobre assuntos das matérias da faculdade e assuntos gerais de provável interesse coletivo
da Folha Online
O ator Jason David Frank, que interpretou os Power Rangers verde, branco e vermelho em diferentes temporadas do seriado, quer agora combater pessoas de verdade, no campeonato de lutas UFC.
Reprodução/TMZ |
![]() |
O ator Jason David Frank, ex-Power Ranger, agora é lutador de artes marciais |
Frank, que no seriado lutava dentro de um imenso dragão robô, hoje tem 35 anos, e é lutador de MMA (artes marciais mistas, na sigla em inglês).
O ex-Power Ranger e acabou de assinar um contrato com um novo empresário, e pretende estrear o quanto antes no Octógono (ringue do UFC), informou o site TMZ.com.
Frank não comentou sobre a cor do calção que utilizará no UFC.
A série televisiva "Mighty Morphin Power Rangers" estreou em 1993 nos Estados Unidos, e um ano depois no Brasil. Sucesso entre o público infantil, a série teve mudanças de temas e alterações constantes no elenco, durante 17 temporadas.
A design coreana Jinsu Park criou uma caneta eletrônica que captura a cor em uma imagem e, automaticamente, usa como base para pintar um objeto ou escrever. O uso é semelhante à função conta-gotas do Photoshop.
Veja como funciona: o usuário de deve apontar a "caneta-pincel" para algum objeto, planta, fruta que tiver a cor desejada. Depois é só apertar um botão e a cor é digitalizada e mostrada no visor lateral.
Quadrinhos - aspectos históricos, comunicação e cultura.
Datas: 18,19, 20, 21 e 22 de Maio de 2009
Local: Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás
Organização:
Coordenação temática: Felipe Ramos Chalfun, Guadalupe de Castro e Silva, Marcos Amaral Lotufo.
Equipe de apoio: Todos os professores do curso de Design Gráfico
Proposta: Execução de uma narrativa em forma de arte sequencial (quadrinhos, story-boards, foto-novelas, etc.) onde um determinado tema será apresentado explorando leituras e análises diversas. No decorrer dessa atividade, serão desenvolvidos figurino, adereços e elementos de apoio. Esses elementos serão empregados na produção de imagens que, após manipuladas, deverão ser diagramadas na composição da narrativa. Tomarão parte na atividade, grupos de alunos de todos os períodos do curso de Design Gráfico, acompanhados de professores orientadores.
Objetivos: Exercitar conhecimentos, competências e habilidades de design e comunicação. Estimular a capacidade de improvisação e sensibilizar para o aproveitamento de materiais e para o trabalho com metodologias integradas. Possibilitar maior integração entre professores e alunos dos diferentes períodos do curso de Design Gráfico.
Justificativa: O SENAC DESING de 2009 trabalhará com a temática voltada para as histórias em quadrinhos (ou, mais amplamente falando, arte seqüencial) como área de inserção dos Designers. Esse universo cultural é especialmente importante para o design por partilhar questões metodológicas, tecnologias de produção, conceitos básicos e afinidades históricas em sua evolução. É um campo riquíssimo em experimentações e proposição de temáticas e linguagens comunicacionais. De uma origem às vezes considerada “marginal”, os quadrinhos ampliaram seu horizonte influenciando cinema, design, fotografia e, num sentido amplo, a cultura urbana contemporânea. Em termos específicos, podemos considerar como um campo de convergência de recursos linguísticos vastamente estudado por pesquisadores de várias vertentes da teoria da comunicação.
Orientações e procedimentos:
Os grupos serão formados, proporcionando a integração de alunos de todas as turmas
Durante o desenvolvimento da proposta os professores estarão à disposição para orientações nas salas 102, 103, 109,208 e auditório.(Poderão ser utilizados os espaços externos e da cantina).
O material será preferencialmente composto por refugos recicláveis, como sobras de tecidos, barbantes e papel.
As máquinas fotográficas do SENAC serão disponibilizadas, sob a custódia do professor Gésion. Os alunos que desejarem fotografar fora do espaço do Senac terão de fazê-lo com suas próprias máquinas fotográficas.
O grupo deve se organizar na divisão de tarefas, para que todos possam participar segundo suas proficiências.
A produção dos materiais de apoio, fotografias e produção da narrativa devem contemplar as orientações repassadas durante o curso, salientando a inter-relação de conteúdos das unidades curriculares.
A exposição dos resultados dessa atividade servirá como elemento de reflexão acerca do caráter multidisciplinar do curso de Design. Deverá ainda ser situada como referencial de exploração dos recursos de comunicação da arte sequencial, quando aliada aos fundamentos do Design e áreas afins.
Tema central: Um mundo sem Design
Subtemas:
1. Goiânia sem design
2. SENAC sem design
3. Transporte público sem design
4. Shopping Center sem design
5. Pecuária sem design
6. O último escritório de design
7. Sociedade de consumo sem design
8. O habitar sem design
PROGRAMAÇÃO
18/05 Abertura do evento
– Descerramento da exposição de painéis acadêmicos sobre quadrinhos – Explanação: Felipe Ramos Chalfun
Horário: 07h 30 min/08h 30 min
Horário: 18h 30 min/ 19h 30 min
Local: Área de convivência da faculdade;
– Apresentação do projeto Senac Design 2009, encontro entre professores e estudantes para debate dos temas e início das atividades.
Horário: 09h / 12h
Horário: 19h/22h 30 min
Local: Auditório Álvaro Falanke.
19/05 Atividades orientadas de desenvolvimento de projetos: Elaboração de roteiro, produção de fotografias, tratamento de imagens e design dos objetos
Local: Salas de aula do curso de design e auditório Álvaro Falanke
Horário: 07h30 min / 12h
Horário: 18h30 min /22h 30 min
20/05 Atividades orientadas de desenvolvimento de projetos: Elaboração de roteiro, produção de fotografias, tratamento de imagens e design dos objetos.
Horário: 07h30 min / 12h
Horário: 18h30 min /22h 30 min
Local: Salas de aula do curso de design e auditório Álvaro Falanke
21/05 Atividades orientadas de finalização dos projetos.
Local: Salas de aula do curso de design e auditório Álvaro Falanke
Horário: 07h30 min / 12h
Horário: 18h30 min /22h 30 min
22/05 Apresentação do resultado de trabalho dos grupos
Horário: 07h 30 min/08h 30 min
Horário: 18h 30 min/ 19h 30 min
Local: Auditório Álvaro Falanke.
Encontro com profissionais e estudiosos de Quadrinhos – mesa redonda
Horário: 09h / 12h
Horário: 19h/22h
Local: Auditório Álvaro Falanke.
Passo 2: Criação da Comissão. Deve-se chamar uma Assembléia Geral, aberta a todos os alunos interessados, e nela definir uma comissão representativa que será encarregada de iniciar os trabalhos.
Passo 3: Definição do Estatuto. A comissão deve se reunir e criar as regras que regerão o funcionamento do C.A. Este estatuto deverá ser votado pela Assembléia Geral.
Passo 4: Eleições da Diretoria Executiva. A comissão deve organizar as eleições, permitindo o registro de chapas, divulgando o processo eleitoral e sendo responsável pela apuração dos votos. Geralmente a Diretoria Executiva é formada por Presidente, Vice-presidente, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro, 1º Secretário, 2º Secretário e Provedor. Após a eleição e a apuração dos votos será confeccionada a Ata de Eleição, na Ata conterá os votos destinados a cada chapa e a assinatura de todos os participantes do processo eleitoral.
Passo 5: Posse. No dia determinado para a posse da Diretoria Executiva, deverá ser escrita a Ata de Posse, na qual deverá constar o período de vigência da Gestão, que se inicia conforme o Estatuto. Uma vez assumido o mandato, a chapa pode alterar o Estatuto desde que as alterações sejam aprovadas em Assembléia Geral.
Passo 6: Registro em cartório. É muito importante registrar toda documentação do Centro Acadêmico em cartório e reconhecer firma de todos os diretores eleitos e do representante da Comissão de Eleições, pois se tratam de documentos históricos da entidade de base. É preciso comprar um livro-ata (vendido em qualquer papelaria) para registrar as eleições e todas as reuniões do C.A. As primeiras atas devem ser a ata de eleição e de posse. A partir daí, as atas deverão conter as resoluções de cada reunião e Assembléia. Todas as atas devem ser escritas seguidamente no livro-ata, sem espaços, e devem ser assinadas pelo presidente ou coordenador da reunião, pelo secretário da reunião e por todos os presentes.
Passo 7: Ação. Agora é manter a união dos estudantes, estabelecer ações e fazer valer os direitos dos alunos nas decisões da instituição.O Turismo Australiano está à procura de um trabalhador para as ilhas australianas da grande barreira de coral. Qualquer pessoa pode candidatar-se enviando um vídeo de 60 segundos ou menos, que explique porque é que deve ser escolhido.
O trabalho altamente stressante inclui viver, durante 6 meses, numa ilha paradisíaca, alimentar os peixinhos, limpar a piscina, ver o correio, explorar as ilhas e escrever sobre elas num blog. Além disso, o trabalhor escolhido receberá 75 mil euros por este trabalho tão cansativo… :)
Tudo o que precisam saber, em inglês: www.islandreefjob.com/
Até 14 de Fevereiro de 2009 - Student show
Para estudantes graduados ou não, de qualquer escola/universidade/colégio, em qualquer parte do mundo. Podem concorrer com trabalhos produzidos em 2008 e terão de pagar uma taxa de participação para validar a entrada.
Até 14 de Março de 2009 - Professional show
Para directores de arte, editores, designers e ilustradores. Existem várias categorias a que podem concorrer com trabalhos produzidos e/ou editados em 2008. Mais uma vez, terão de pagar taxa de participação para validar a entrada no concurso.
Até 14 de Abril de 2009 - Children books
Para directores de arte, editores, autores, designers e ilustradores, de qualquer parte do mundo. Poderão enviar trabalhos editados e não-editados em 2008.
O site ainda não menciona mais detallhes mas deduzo que também aqui haverá taxas de participação. Brevemente irão disponibilizar mais informação.
Todos os detalhes, em inglês:
http://3×3mag.com/callforentries.html