terça-feira, 29 de abril de 2008

Visita à Oficina Cultural Geppetto

Pois é moçada! Eu registrei (ou pelo menos tentei) alguns pontos importantes de hoje. Caso eu tenha escrito algo confuso demais ou que não tenha nada a ver, comunicai-vos!
A Oficina
Há 3 anos a Oficina Cultural Geppeto atua como ONG cedendo espaço para teatro, música, fotografia, artesanato e design voltado para comunicação. Uma casa muito simples, mas com um aproveitamento de espaço que distribui entre os milímetros quadrados da casa, um estúdio de fotografia, uma oficina de impressos, estúdio musical, a casinha do "ogro", forno de pizza, ambientes diversificados e muita história pra contar. Mas a história desse santuário vai muito além. O grupo fundador surgiu em meados dos anos 80, inicialmente com um aglomerado de 18 pessoas, numa proposta voltada para as atividades de arte à comunicação. Com o passar dos anos, várias mudanças ocasionaram no desmembramento dessa "sociedade", mas não extinguindo-a por completo. Contudo, a oficina se resume na atual característica, que preserva a memória através dos impressos que marcaram os anos de "resistência" e também nos equipamentos, artesanatos com papel, cerâmica, máscaras e a própria estrutura da oficina.
O Lotufo
Numa rápida passagem sobre a sua formação como designer de produtos na Alemanha, Marcos Lotufo revelou registros históricos da sua caminhada pelos caminhos da arte, comunicação, artesanato e grandes amizades conquistadas em todas as atividades. Num momento de grande intimidade com a "turma", o mestre falou sobre a família e as experiências trocadas com artesãos, oleiros, líderes comunitários e a própria formação acadêmica. Elementos que nortearam como uma bússola, sua trajetória até os dias atuais.
De Porto Nacional (TO) à Goiânia
Em Porto Nacional, o perfil sócio-econômico do município era regido pelo patricarcalismo e aristocratas. Lotufo então decidu investir em comunicação para diversificar o movimento, lançando jornais, cordéis e cartazes, divulgando informações que pudessem valorizar a área da Saúde Pública na região. Voltando para a Alemanha, Lotufo dedicou-se na formação de Designer Gráfico com ênfase para a comunicação. De volta a Porto Nacional, notou que a péssima qualidade dos impressos locais necessitavam da sua "iluminação".
Em 1986, Lotufo e sua turma iniciaram seus trabalhos na área de design de comunicação com a Pastoral da Terra, consorciando-se com a gráfica da Pastoral, que até o momento estava inativa. A Pastoral cedeu as ferramentas para que a equipe aplicasse o know How para circular seus projetos. As dificuldades foram caracterizadas pela má valorização das peças gráficas, devido à ignorância da comunidade local. No início desse projeto, a diversidade de tecnologias em equipamentos, alojadas na oficina cultural, como copiadoras coloridas e outros, proporcionaram a melhor qualidade dos produtos finais, mesmo com baixo custo. Já em 1994, as mudanças no plano econômico do Brasil impactaram profundamente na equipe desfazendo-a. Mesmo assim o contato entre os antigos membros e o surgimento de novas forças, continuam alimentando a Oficina Cultural. A paixão gastronômica de Lotufo originou a Pizzada Cultural Geppetto, que até hoje possui esse perfil e que está abrigada nesse espaço cujo qual eu chamei de santuário. Pena que nenhum Gnomo tenha cruzado diante as lentes do Anybal e do Rodrigo, que registraram incansavelmente os melhores momentos dessa aula inesquecível.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Design Retrô


Eis o link para vocês acessarem. Referindo-se à aula de hoje, com Wilton, sobre a Pop Art, dos anos 50 e 60.
Acessem e dêem uma olhadinha:
http://www.smashingmagazine.com/2008/04/21/celebration-of-vintage-and-retro-design/

sexta-feira, 25 de abril de 2008

1º visita técnica,preparem as lancheiras!!!




















Oficina Cultural Geppetto, vamos nós!!!!!
Nesta terça-feira que segue vamos visitar a Oficina , o combinado é para todos irem direto para lá, em vez do senac, a aula sera ministrada lá.

Endereço:
Rua 1.013 QD.39 lt.11 do Setor Pedro Ludovico, tel. 3241 8447

Subindo a Leopoldo de Bulhões, depois da casa do índio é a 3ª à esquerda.


Segue o mapa para ninguém ficar perdido :


ÉÉHHHHH!!!!

" Você pra mim é problema seu!"
Ja dizia W... Esse tem Metodologia de Projeto... Sabe das coisas...
"Não posso citar quem, mas esse fez essa besteira"...
Se o cel tocar, eh hora do cafezinho...
Eu tinha q ter postado ha muito tempo, mas observar a vitima eh sempre bom. Aprender seus pontos fracos e fortes, o Problema eh q a metodologia empregada nessa postagem nao esta condizendo com o metodo Indutivo, que partia de premissas:
1º - Deveria ser engraçada a postagem.
2º - Deveria apontar pontos importantes da aula e ser engraçado.
3º - Acabou as premissas...

Problema - Como encontrar a cidade perdida de wuaka wuaka? (tem que ter ponto de interrogaçao no final, independente do que escreveu antes auhuaahhau)

Metodo - Nao sei , nao sei... Onde tudo pode ser uma resposta...

Hipótese - PRestar mais atenção a aula que esta sendo ministrada, apesar dos pesares que pesam (inclusive os olhos com sono apos horas ouvindo teorias e teorias), eh muito interessante.

ABNT AGradece a sua visita...

NS... HA HA HAHAAA AH...

Balacobaco...

quinta-feira, 24 de abril de 2008

o/

E ai galera como anda indo a semana cultural? gostando?
aoksaooaksokak viii muita coisa legal.
Fazia tempo q ñ postava aqui mais ai vai .


;p


quinta-feira, 17 de abril de 2008

domingo, 13 de abril de 2008

Normas da ABNT

ABNT eu sempre lembro da configuraçao do teclado do pc com "Ç" , teclado brasileiro...
mas a questao aqui são as normas , eu achei um arquivo que fala um pouco delas e explica tambem
pelo sumario que eu li creio que tenha as regras , mas não é tão dificil achar pela web , ouvi dizer que no site da catolica tem mas eu não achei.
so abrir este LINK e espera a opção de download

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Saudades do Mestre

O que o Lotufo diria sobre a sua ausência:
"Turmaah! Seguinte! Tô com dengue e ficou difícil (coçadinha na sombrancelha)...mas a gente vai...dando um jeitinho de aprender com os exemplos (cof...cof...prrrr) e depois a gente marca uma outra atividade bem bacana!" Aí Lotufo! Melhora logo!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Design com códigos de barra


Sacada dos Japas! É o mesmo escopo do trabalho do Jack Bawer! Só que com tipos. Vejam que dá pra notar pela arte com as barras, do que se trata o produto ou empresa.

Derrotados, acabados


Vamos perder essa guerra contra a dengue. Estamos vacilando demais.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Início da Série - Amo meus colegas


Amar é detonar o colega. De maneira que todos se lembrem dele. Do seu estilo, do seu humor característico e também da sua popularidade. Amigos! É com prazer que dou início a essa série de charges da nossa turma A e B, com a gloriosa "A Emo Suicida". Uma figura das mais figuras que existem no nosso meio. Inteligente, sagaz, espirituosa e com uma personalidade fortíssima! Beijo Kary!!!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Os Impossíveis, pq aki nada eh impossível


Os Mestres que compoem nosso dia a dia no Design Gráfico... Com seus detalhes detalhadamente detalhados... Com suas características marcantes e seu estilo de ser despojado....
QUE QUE EU TO FALANDO??? hahahhaha...
Os Impossíveis... Porque aki nada eh impossível, impassível, individual e indiferente... Todo mundo junto e temos...... Bem não sei o que temos, mas temos uauhau......
Se você não tem um héroi, Chame Blutoffo...
Se você nao tem arte, chame a lupe, Guardalupe*...
Se você quer pagar pra ver, Chame Marcos Bauer, pq 24 horas e muito pra ele...
Se você eh daltonico compulsivo, Chame XANFUL XAOLIN... ELe sabe Mangenta, Cyan e amarelo, vermelho, azul violetado, verde...
E se voce tem um Problema Inerrezolvivel*... Chame Wag, pq Tem q achar o problema, o Designer eh a solução...
Falto um.... FEssor de Hist de Design, Wiltão... Ta fazendo DOi,torado em alguma coisa...
Com um exército assim, quem precisa de otra coisa? se precisar, vai procura otro, nós ja temos projetos demaissssssss...... auhuhaahuahauha

terça-feira, 1 de abril de 2008

Beber , Cair e Levantar

O mapa do tesouro , aqui esta nosso Perola Negra!!!! ehehehehe festinha de aniversario do Fred Marrone , as paradas prometem. Ele pede anteciosamente para quem for com intençao de entrar na piscina leva roupa de banho e toalha ehehehe
começa a partir das 12 hrs , a caravana da coragem esta se formando conto com voces senão o pai do marrone vai me aturar sozim cantando bon jovi e guns ...

Falando em aturar , andei meio sumido da faculdade por motivos pessoais. Apesar de ter faltado pra fazer exames medicos minha saude anda de vento em polpa e o psiquiatra aprovou minha minha sanidade ihihihhi e to de volta a luta com voce meus camaradas , Valeu!!!!

Direitos Reservados

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Agenda