segunda-feira, 25 de agosto de 2008

II Bienal Brasileira de Design



Inicia no dia 8 de outubro, em Brasília/DF, a II Bienal Brasileira de Design. O evento, que segue até o dia 5 de novembro, é realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Governo do Distrito Federal (GDF); com patrocínio máster da Fiat; patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Grupo Gerdau e Sebrae; e parceria da Casa Park, Programa Brasileiros de Design (PBD), Rede Design Brasil, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Senai e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A Bienal será sediada no Museu Nacional Honestino Guimarães, instituição também parceira do evento, localizado na Capital Federal.

A mostra, que tem curadoria de Fábio Magalhães, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2005/2006), e Auresnede Pires Stephan, assessor do Desenvolvimento Educacional Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, irá explorar a convergência entre arte e tecnologia em prol do design para a competitividade da produção nacional. O foco serão produtos escolhidas no universo industrial contemporâneo com significados sociais e econômicos para o Brasil e que intensificam a relação entre o design e as empresas. O principal objetivo é o fortalecimento da Marca Brasil, projetando a diversidade e a criatividade brasileiras no mercado interno e externo e contribuindo para o aumento da competitividade das empresas nacionais. Serão produtos utilitários nas indústrias de automóvel, aeronáutica, máquinas agrícolas, equipamentos hospitalares, assim como aqueles voltados para pequenas e médias escalas de produção, priorizando a qualidade e a execução dos projetos.

A mostra irá prestar uma homenagem, com curadoria de Adélia Borges, a José Carlos Bornancini e Nelson Ivan Petzold, ícones do design contemporâneo nacional. Juntos, já desenvolveram mais de 200 produtos desenvolvidos para os mais variados ramos da indústria, como móveis, eletrodomésticos, elevadores, brinquedos, computadores e tratores - muitos deles, bastante conhecidos no cotidiano brasileiro. Outro destaque da II Bienal será o design artesanal e de jóias, produtos que já abriram espaço no mercado internacional principalmente pelo diferencial de ter “a cara brasileira”, mostrando a qualidade dos profissionais e produtos nacionais. A mostra prevê ainda o Módulo Design Popular: A Mão do Povo em três tempos, com curadoria de José Roberto Nemer.

Na programação, uma série de atividades promove o tema junto aos mais variados públicos: Mostra Internacional Made in Italy, mostrando peças estrangeiras que influenciam o design contemporâneo, com curadoria de Vanni Pasca; Design Innovation Labs, encontros com o objetivo de fomentar o design nacional, realizados em conjunto com a ABDI; Design Week Brasil, eventos paralelos regionais em Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP organizados em parceria com organizações locais; Clínicas de Design, orientadas com o intuito de promover a interação entre designers e empresas, desenvolvidas com Senai e Sebrae; e Destaque Design 2008, cujo objetivo é reconhecer os trabalhos expostos durante a mostra e conta com a parceria da Rede Design Brasil.

Ainda prevista no evento está a Bienal Virtual, site desenvolvido em parceria com a Worbi onde designers do mundo todo poderão participar da mostra virtualmente, permitindo amplo acesso aos trabalhos expostos no Museu Nacional de Brasília, por meio de inclusão de imagens em área expositiva virtual, além de fóruns, canais de imprensa, materiais de pesquisa, entre outros. A Ação Educativa irá favorecer a formação de um público mais crítico, capacitando estudantes que atuarão durante a Bienal como monitores responsáveis pela desmistificação dos trabalhos expostos – será desenvolvido em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). O Projeto Imagem, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), irá convidar à mostra jornalistas internacionais especializados e formadores de opinião com o propósito de divulgar o design Brasileiro na imprensa estrangeira.

A primeira edição da Bienal Brasileira de Design foi realizada em junho de 2006, no espaço OCA do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e recebeu a visita de cerca de 35 mil pessoas, contemplando profissionais da área, estudantes, empresários e público em geral.

http://www.bienalbrasileiradedesign.org.br/bienal/



ae temos que marca um dia pra ir a turma quando tiver com a programação eu posto aki depois

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